Como desenhar mangá

Se você sempre desejou aprender como desenhar mangá, vc esta no lugar certo!

O mangá é o livro em quadrinhos publicado no Japão. Bastante diferente do que vemos nas histórias em quadrinho brasileiras, os mangás têm um estilo muito próprio quanto ao estilo de desenho. É exatamente o estilo das artes japonesas que chama a atenção de muita gente que deseja aprender as técnicas e criar seu próprio desenho no estilo.

O desenho do mangá é cheio de detalhes e técnicas diferentes, por isso acabam sendo difíceis de aperfeiçoar. Neste post você vai ver dicas essenciais de como aprender a desenhar ou — se você já sabe — como desenhar melhor. Confira agora!

Dicas infalíveis para prender a desenhar mangá

Quem deseja começar a desenhar mangá precisa ter sempre em mente que ninguém nasce sabendo desenhar. A primeira dica e mais importante é: é preciso muito treino diário para que os desenhos fiquem bons. Além de exercitar muito, as próximas dicas também serão muito úteis.

Antes de começar a desenhar mangá é interessante ter alguma referência. Se você é um leitor assíduo dos quadrinhos ou assiste anime fica mais fácil saber como quer desenhar. Depois de escolher uma referência, repare bem nos detalhes de cada desenho: quais as características que aparecem com mais frequência nos desenhos japoneses? Elas serão as mais importantes.

Para quem está começando agora, um bom método para aprender a desenhar é começar copiando personagens já existentes. Assim você aprende os traços mais importantes como o rosto e cabelo, em geral mais característicos.

Os olhos no mangá são bastante expressivos, por isso são importantes. A proporção do rosto dos personagens também é essencial para manter a característica das artes japonesas.

Para descobrir a perspectiva do seu personagem, comece desenhando bonecos de palitinho. Os poucos você adiciona as outras partes do corpo e formas da cabeça. As proporções do corpo do personagem são difíceis de serem feitas logo de primeira.

Para que os bonecos de palito comecem a parecer reais, adicione formas geométricas simples como cilindros para os membros, círculos para as articulações e cabeça, etc. Quando começar a refinar a silhueta do personagem as linhas que sobram podem ser apagadas aos poucos. Aí começa a surgir um belo personagem de mangá.

Os detalhes podem ser adicionados de acordo com a sua referência ou criados do zero, desde que respeitem as características no desenho típico japonês.

Curso de desenho online para desenhar melhor

Para quem deseja se aprofundar no desenho de mangá, aprendendo mais técnicas e refinando o estilo, o curso online Metodo fanart 2.0 da Mayara Rodrigues é excelente. Um curso de desenho online pode ajudar na hora de melhorar o que você já aprendeu a partir das dicas dadas cima e muito treino. Quando se trata de desenhar mangá a prática é essencial: é muito difícil conseguir fazer desenhos perfeitos de primeira. Treinar diariamente e encontrar o estilo de desenho com o qual você se identifica são os primeiros passos para o iniciante. Clique aqui para mais informações sobre o método.

Se o post foi útil pra você, que tal compartilhar nas redes sociais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *